Festas em Destaque

Dicas e Truques Para as suas Selfies

Quinta - 22/05/2014 - 14:22
Fonte. Sabrina Pacheco

Costumamos a ser muito detalhistas quando o assunto é fotografia, convenhamos, não dá para ser fotogênico em todas as fotos. Embora alguns ângulos e truques melhorem nossa percepção sobre elas.

Diga Xisss...

Hoje em dia, sempre nos deparamos com novas tecnologias fotográficas, câmeras digitais, analógicas, que revelam verdadeiras obras de artes. Mas você sabe tirar o máximo de aproveito da sua câmera?

A arte de tirar fotografias não se resume em um mero botão de apertar. Com alguns conceitos básicos você conseguirá tirar fotos, incríveis, que deixará a turma toda com uma pintinha de inveja, além ser requisitado e nomeado fotógrafo oficial da sua família ou da turma de amigos!

Siga nossas dicas e aprenda detalhes de como conhecer e manusear melhor a sua câmera.

Encaixando Elementos

Pode ser novidade para alguns, mais sempre é bom relembrar os conceitos que nos fazem ser um bom fotografo. Enquadramento de elementos. Tente não deixar o assunto da sua foto centralizado, alguns fotógrafos costumam a dizer que quando o assunto está centralizado, a foto fica “dura”, sem movimento, sem destaque, para os que ainda estão perdidos sobre o tema, você tem saber se é o objeto ou a pessoa que você gostaria de dar mais destaque na foto.

Deixe o seu objeto de destaque um pouco a esquerda ou à direita – de acordo com a sua preferência. Alguns conhecem como regra dos terços.

Com ou sem Flash

Em alguns momentos o flash é necessário. Porém em outros - quando há muita luz no local é desnecessário. O flash tem alcance limitado, então se você tirar um foto muito longe, com ele ligado, a foto sai escura. Se você tirar muito perto a foto sai clara demais (estoura) fica quase toda branca.

Se você estiver em um show ou em uma balada e a luz do palco já for suficiente, não use flash. Agora se você tirar uma foto contra a luz natural ( aqueles casos que só aparece a silhueta) o flash vai iluminar o que estiver escuro, fazem um balanço entre os dois tipos de luz presentes na imagem.

Retratos ou Paisagens

Sempre que for tirar um retrato de uma pessoa, chegue sempre bem perto e dê foco, efetivamente na pessoa. Não tenha medo de pegar o rosto inteiro, se você não faz questão que o pescoço ou cabeços apareçam, então descarte essas regiões do seu enquadramento. Lembre sempre de deixar a câmera na posição Vertical. Regra simples! Para paisagens o ideal é usar a câmera na horizontal.

Olho a Olho

Quando for tirar alguma foto, preste atenção na altura que você se encontra em relação ao objeto. Se você tirar a foto de uma criança, por exemplo, o mais recomendável é ajoelhar-se e chegar à altura do pequeno. Se você tirar uma foto de cima vai dar uma impressão de ‘’ esmagamento’’. Se tirar muito debaixo, passa a impressão de ‘’engrandecimento’’.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Retoques

Algumas pessoas gostam muito de ajustar as fotos no computador, para acertar, brilho, contrastes, ajustar cores o fazer montagens e manusear ferramentas avançadas. A idéia é saber usar programas de edição, mas se você ainda não sabe e quer aprender, você vai encontrar vários blog e vídeos que ajudam a dar os primeiros passos.

 

Aprofunde Mas sobre o assunto

Tenha sempre em mente que ‘’a persistência leva a perfeição’’. Quanto mais você lê e se dedica mais ficará apto a praticar. Você consegue praticar vários tipos de atividade, além da fotografia, faça pesquisas na internet, troque idéias com alguém que possa te instruir, use blogs e fóruns e você com certeza vai encontrar grandes profissionais que dividiram experiências com você.

 

Dicas Úteis

Embora todas essas dicas sejam válidas, o grande atrativo de uma fotográfica é a subjetividade, é o ato de testar ângulos, menos formais, entre temas assuntos e abordagens diferentes. Grandes fotógrafos da historia se destacaram por tirar fotos informais e se revelaram – literalmente- por terem visões diferentes do seu tempo.

 

Depois, dessas dicas básicas, que tal experimentar ângulos e composições?



Compartilhe com seus amigos!
Sua gelada
Parceiros OndeTemBalada

Boletim Informativo

Receba informações direto em seu e-mail.